+ -

Focor Apresenta Processo Inovador Para Tingimento Têxtil

LIVRE, a inovação sustentável

Obter um processo alternativo de tingimento envelhecido, ambiental, social e economicamente responsável, passível de ser praticado em toda a fileira da tinturaria – de peça confecionada, de tingimento em corda, de tingimento de fio em bobina cruzada, de tingimento de tecidos, de têxteis lar e rama – foi o desafio de inovação sustentável alcançado pela Focor – Produtos Químicos, SA, empresa sedeada no Porto.

Livre Focor

 

Batizado de LIVRE – em função do look inovador, versátil, reprodutível e… com muito estilo, que proporciona este inovador processo, que não exige alteração do parque de máquinas das tinturarias, adapta-se a qualquer tipologia de aplicação e garante o aspeto ideal, uma boa reprodutibilidade e elevados índices de solidez.

 

O LIVRE resultou de um trabalho exaustivo de pesquisa e está em linha com duas tendências sociais. Uma do universo da moda. A outra do domínio da sustentabilidade.
Por um lado, o look vintage, que confere a roupas e tecidos um ar desgastado, obtido por este processo de tingimento envelhecido, permite materializar o saudosismo
em relação aos estilos de vida das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.
DCL01.pdfO resultado é a sedução e o charme ingénuo e inocente! É a consagração do look cuidadosamente descuidado… cada vez mais valorizado, tal como as colheitas vintage de vinho do Porto quando apresentam grande capacidade de envelhecimento.

Por outro lado, é um projeto sustentável, que potencia a qualidade de vida da comunidade; que respeita o ambiente, minimizando o consumo de recursos naturais; e comprovadamente rentável.

 

O LIVRE reduz significativamente o consumo de água e energia e os produtos de elevada concentração; utiliza elementos livres de componentes poluentes e nocivos ao ser humano; permite reduzir a poluição atmosférica e eliminar a contaminação dos efluentes; bem como incrementar a rentabilidade dos parâmetros de gestão.

  Ler documento original